Voltar

Como contratar um funcionário: 4 passos fundamentais

É normal que médias e pequenas empresas passem por problemas para contratar um funcionário, muitas vezes porque não há toda a estrutura que vemos normalmente em grandes empresas. Apesar disso, alguns passos básicos podem te ajudar a contratar um bom funcionário sem desafios.

Saber o que você está procurando é o primeiro passo que você precisa dar. Você precisa saber exatamente o que sua empresa precisa, que tipo de funcionário se adequa melhor à ela e o que você espera que o futuro funcionário faça.

Mas não basta apenas isso. Após essas decisões iniciais, é fundamental que você aja com cautela e escolha com paciência. Verifique, abaixo, algumas dicas sobre como contratar um funcionário.

Saiba onde procurar

Hoje em dia, divulgar uma vaga de emprego é ainda mais fácil do que no passado. Com a ascensão das redes sociais e força do uso da internet no país, o digital pode servir de grande ajuda na hora de contratar um funcionário.

Além das redes sociais, como grupos do Facebook voltados para divulgação de vagas de emprego, você também pode usar a fanpage de sua empresa para divulgar a vaga. Além disso, hoje existem muitos sites de empregos que são perfeitos para conectar bons empregadores à bons funcionários. Aproveite o nosso site, NETempregos , uma ferramenta simples, objetiva e gratuita.

Se você não tem dinheiro para contratar uma empresa especializada em captação de currículos para a seleção, invista nesses sites de emprego. Encontre aquele que melhor atende os seus requisitos e direcione os currículos que te interessaram para uma segunda etapa: a entrevista de emprego.

Tenha paciência

A pressa sempre é inimiga de um bom trabalho e, nesse caso, seu papel é o de decidir qual o melhor candidato para trabalhar em sua empresa. Se você decidir com paciência, é mais capaz que você faça um bom acordo e contrate um bom funcionário.

É muito comum, por exemplo, que empresas decidam contratar o primeiro bom funcionário que aparecer. O problema disso é que muitas informações podem passar batidas para você, se existe pressa, e você não perceba um ou outro detalhe no funcionário que não combina com a política da empresa.

A personalidade do funcionário é um dos detalhes mais importantes e que são deixados de lado quando o mesmo é contratado na pressa. Além disso, é importante que você tenha tempo para verificar as informações que constam no currículo do candidato, confirmando se tudo é verdade.

 

Invista numa boa entrevista de emprego

Não abdique de uma entrevista de emprego antes de decidir qual candidato será contratado. O passo fundamental de como contratar funcionário é, justamente, traçar o perfil do candidato encontrando-se pessoalmente com ele.

Faça perguntas objetivas e fuja um pouco de perguntas que envolvam a vida pessoal dele: nem sempre isso é importante. No entanto, fique atento ao comportamento do mesmo e como ele se porta diante determinadas situações. Faça perguntas relacionadas a isso.

Nada de uma entrevista curta, de 5 minutos. Esse tempo não é o suficiente para perceber de verdade se o candidato tem o perfil de sua empresa, ou não.

Deixe todas as informações muito claras

Se você sabe exatamente o que precisa para que sua empresa funcione bem, precisa deixar isso claro para o candidato.

A hora da entrevista é um bom momento para você informá-lo com detalhes sobre o que ele fará, se for contratado, e verificar se ele está mesmo apto para as atividades que você espera que ele faça.

Além disso, para evitar futuros problemas, informe sobre todas as políticas da empresa e não fuja de perguntas que ele fizer sobre cara horária de trabalho, por exemplo. Uma informação que é muito importante que seja dada é sobre a vestimenta que ele deverá usar em sua empresa.

Da mesma forma, questões sobre atestados de saúde, férias e outras informações devem ser passados para o profissional depois, caso ele seja contratado. Quanto mais informação você der logo que você começar a contratar um funcionário, e até antes disso, os problemas serão menos prováveis.

Cadastre-se para receber mais conteúdos como este! CLIQUE AQUI!